segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Você é ou está inseguro para escolher?

Na última sexta-feira, dia 21/09,  estive no Colégio Jesus Maria José, conversando com os alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio. Os temas foram diferentes, mas basicamente todos falando sobre escolhas. Escolher uma profissão, escolher estudar, escolher fazer um esporte,  escolher um curso, escolher uma faculdade, escolher o futuro. A indecisão é natural. Sempre que temos que fazer uma escolha, temos dúvidas tipo: será que estou fazendo a escolha certa? Será que vai dar certo? E se der errado?
 
A melhor maneira de fazer uma escolha é indo atrás do máximo possível de informações. Ao participarem das palestras, os alunos já deram o primeiro passo: ter acesso as informações.
Pense um pouco: todo o dia fazemos milhares de escolhas: que tipo de roupa, tipo de comida,  se vamos fazer ou não a lição, ler ou não, jogar ou não... tudo!
 
A longo prazo somos exatamente aquilo que escolhemos fazer a cada dia. Se escolhemos uma alimentação saudável, exercícios, teremos a sensação de bem estar e o sentimento de estar cuidando do corpo. Caso contrário, também colheremos os frutos dessa escolha.
 
No caminho e na trajetória profissional é o mesmo processo: escolhemos o curso, a faculdade, escolhemos o esforço que queremos ou não fazer durante as aulas, escolhemos estudar e muitas outras coisas.
 
No momento em que estamos na escola, muitos se acomodam com o ritmo do dia a dia, pensando apenas nos finais de semana, feriados e férias. Contando o tempo como um relógio que roda as vezes muito devagar e outras vezes muito rápido!
 
Pense na sua atitude de acomodação diante das tarefas, até mesmo da mania de adiar tudo! O tempo é um recurso limitado e a percepção que fazemos dele pode fazer muita diferença. 
 
A medida que vamos fazendo escolhas, acertando e errando, vamos ganhando confiança e aprendemos a decidir e arcar com as consequências. Ação - reação.
Por isso, coragem. Comece pensando em todas as escolhas que você faz e depois reflita sobre isso.
Vai perceber que não é tão dificil como parece! Boas escolhas!
 

Nenhum comentário: