E depois do 9º ano? O desafio do Ensino Médio
Hoje estive no Colégio Nossa Senhora das Dores - Casa Verde, conversando com os alunos sobre o desafio do Ensino Médio. As expectativas são o maior desafio, aquilo que desejamos, que sonhamos e almejamos. Tenho certeza que todos querem ser bem sucedidos, alcançar o sucesso e fazer as escolhas certas. Quem pode achar essa certeza? Não existe um único teste que possa definir o seu futuro. A minha percepção é que podemos fazer sempre melhor. Podemos estudar melhor, participar de maneira mais ativa, sair da monotonia e da passividade e ser um agente da sua história. Eu chamo isso de determinação. Não importa a escolha, desde que seja feita de maneira consciente, após pesquisa, contato e conhecimento. Se fico só na imaginação, acabo me distanciando da realidade.
O Ensino Médio será uma oportunidade de aprender e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Fundamental, e também o início de escolhas que irão direcionar o caminho que será percorrido.
A escolha entre o Ensino Regular e o Ensino Técnico, já é a primeira. Uma dica é pensar no foco que se espera na faculdade: tipo assim, se você sonha e imagina entrar em uma faculdade pública, o foco deve ser o ensino regular e o máximo de dedicação em todas as matérias. Por que? O processo seletivo nas universidades públicas é muito criterioso e você precisa de todo o tempo e dedicação para passar no vestibular.
Se a sua intenção é conhecer o mercado de trabalho e suas oportunidades logo no final do Ensino Médio, a combinação com do técnico a partir do 2º ano do Médio, pode ser uma opção.
Escolhas, é nisso que temos que pensar. Aprenda a decidir, se posicionar e lembre-se: o que posso aprender dessa experiência? Isso faz toda a diferença...
Nenhum comentário:
Postar um comentário