quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O que as palavras dizem de você? Currículo... uma foto de palavras.

Ontem estive no Colégio XII de Outubro. Fizemos com os alunos do Ensino Médio, uma oficina de currículos. Para muitos alunos, foi a primeira experiência de fazer o próprio currículo. A primeira coisa do currículo, é imaginar aquela folha como uma foto, uma fotografia de palavras de quem é você nesse momento da vida. O pessoal foi bem interativo e a atividade foi  muito produtiva.
Não existe um único modelo ou uma regra única sobre como fazer o currículo, o que existem são algumas orientações básicas que precisamos seguir.
Regra um: Não podemos escrever um mentira no currículo, tipo inglês fluente (se o seu inglês é intermediário). Você corre o risco do entrevistador, no meio da conversa, fazer um pergunta em inglês tipo: "Tell me about your personal life..." e daí você trava e não fala nada!! Tiro no pé. Tá morto mesmo! Já era!!
Regra dois: Posso omitir algumas informações, tipo minha performance na escola não é das melhores, então não preciso escrever que " sempre obteve bom rendimento escolar." Melhor não colocar nada mesmo.
Regra três: Não tenha pressa para escrever. O currículo é um bom exercício de autoconhecimento e reflexão.
Ao terminar o currículo, converse com os amigos, professores, pais, mostre como estão suas habilidades, ouça o que eles tem para contribuir.
Se  você tem poucas atividades ou cursos registrados, pense como você ainda pode mudar isso. Planeje.Participar de programas de voluntariado também pode contar muitos pontos.
Se sua vida profissional está apenas começando, seu currículo está mostrando isso e você pode mostrar que rumo quer tomar e que direção quer seguir. Capriche mesmo! E encare os desafios como oportunidades de aprendizado.
 

Nenhum comentário: