segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ter ou não ter? Eis a questão....

O consumo nos impele ao desejo, ter coisas. Ter coisas iguais  a todo mundo e ao mesmo tempo, diferente de todo mundo. Assim não queremos apenas uma camisa, queremos uma camisa de determinada marca, que tenha um determinado valor e que mostre um determinado status.
Já parou para pensar, queremos ter coisas e é isso que motiva parte das nossas escolhas, tipo de amigos, tipo de trabalho, tipo de programa, e assim por diante. É assim que vamos praticando autocontrole e aprendendo planejamento. Por que desejamos?  Somos seres humanos e vivemos em sociedade, comparando nossas conquistas o tempo todo! E se existisse uma lógica no consumo ou se fosse fácil descobrir essa resposta, as empresas todas estariam milionárias!!!
Cada um de nós, através de sua própria experiência e vivência, decide o que se pode ou se deve fazer e quando. Imagine o seguinte: meu filho deseja um Iphone, mas não é apenas o desejo do objeto, o desejo é que seja o mais atualizado possível, a última versão, ao mesmo tempo não igual ao de todo mundo, se todo mundo tem o branco, quero ser diferente e escolho o preto. Como é isso? Assim mesmo, quer ser igual e diferente ao mesmo tempo.  Por isso tem tantas capinhas de Iphone! para criar a sensação de que tenho um telefone igual de todo mundo mas só eu tenho essa capinha!!
Isso remete a outra pergunta, a famosa: Ser ou não ser? Eis a questão... Para você decidir ter, precisar primeiro ser. Sugestão do dia: Faça esse exercício que coisas realmente eu sou e tenho e quais eu gostaria de ser e ter. Você vai se surpreender com as respostas....

Nenhum comentário: