Hoje assisti uma palestra muita interessante no CIEE com o tema " Como enfrentar os desafios da carreira profissional" do prof. Luiz Alberto Machado. Na verdade ele escreveu um livro com esse título que foi publicado pela Editora Trevisan. O Prof. Luiz foi muito didático e ilustrou os desafios da carreira profissional como um jogo de futebol, em que você deve avaliar o campo, a equipe e as táticas do jogo. Atualmente o cenário apresenta mudanças muito rápidas, advindas do intenso uso das tecnologias e da potencialização da comunicação no uso das redes sociais. Cada vez mais a formação deve ser generalista e especialista, isso é, uma formação sólida e ampla que permita um indivíduo um repertório diverso de ocupações que possibilite fazer aquilo que se gosta e aprender a gostar daquilo que se faz. Aliás, esse diferença entre profissão e ocupação é interessante.
Profissão é aquilo que você se prepara para ser: contador, administrador, engenheiro, dentista, médico, etc, etc. Você recebe seu diploma e está apto para exercer a profissão.
Ocupação é o que você efetivamente faz no seu trabalho. Veja que interessante, quanto mais generalista sua formação, mais opções de ocupação você terá! O que é uma ótima ideia num mundo em constante transformação em que novas ocupações surgem a todo instante.
Durante a palestra, o prof. Luiz apresentou o conceito de "Dominância Cerebral" desenvolvida por Ned Herrmann. Ponto fundamental para escolha da profissão: autoconhecimento. Esse é um instrumento ótimo para autoconhecimento, como funciona nosso cérebro, lado esquerdo e direito, e qual é o impacto disso na forma de aprendermos e nos relacionarmos. Se quiser fazer um teste sobre isso, confira aqui sua Dominância Cerebral.
Interessante notar nossas preferências e admitir nossas diferenças. Faz todo o sentido quando precisamos pensar na profissão e ocupação que temos e que desejamos.
Estamos na era do conhecimento, é exatamente isso que faz a diferença nas organizações: a capacidade das pessoas de gerar conhecimento e inovação.
Quando assisti a palestra, fiquei pensando sobre isso: o que desejo aprender? quando? como?
O nosso caminho profissional é exatamente esse, as experiências que temos e desejamos ter e como nesse processo vamos conquistando o sucesso e a realização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário