Quando eu pensei em escolher uma profissão, na verdade conhecia apenas as profissões tradicionais: médico, trabalha em hospital, advogado no fórum, engenheiro, cálculos e máquinas... é assim que vamos estabelecendo as relações, e através dessas percpeções vamos fazendo escolhas. E quando eu pensei em Administração, eu imaginava as empresas, mas não tinha a menor ideia que tipo de profissional e área poderia atuar. Depois durante a faculdade, tive oportunidade de conhecer as áreas e pensar como seria cada uma delas: Vendas, Financeiro, Marketing, Tecnologia, Atendimento, Cobrança, etc... uma infinidade. Aliás, você já ouviu alguém dizer que quer ser vendedor? eu raramente, mas garanto que muitas pessoas iniciam suas carreiras nessa área e aprendem como nunca sobre pessoas, necessidades e desejos, o que é básico para qualquer área de atuação.E vender a sua imagem e sua competência, não deixa de ser uma venda, e isso sempre vai acontecer.
Estive ontem gravando um programa para a TV sobre escolha profissional. Durante a entrevista uma das perguntas foi: Por que é tão difícil escolher uma profissão? Primeiramente são muitas opções, hoje mais de 200 opções de graduação. Depois é difícil porque não temos certeza de que é isso mesmo que queremos, apenas 20% dos alunos tem plena certeza de sua escolha! Dá muito medo de errar porque tem muita expectativa em torno dessa escolha, primeiro do próprio aluno e depois da família. Para os pais, a faculdade é um momento de representa a independência: tipo de curso, local, forma, horário, tudo isso junto com a possibilidade de começar a vida profissional e ser responsável por suas próprias escolhas. Por isso os pais desejam que a escolha reflita maturidade e possibilidades profissionais, um "bom futuro".
Não há como saber como será o futuro. O que podemos fazer nesse momento é uma escolha, que vale para agora. Depois deverá ser avaliada e revisada. Aprender sempre vale a pena. Por isso, independemente do curso que você começar, decida que vai investir nele e fazer o seu melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário