quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Intercâmbio... será uma boa ideia?

Hoje estive no Colégio Dominante conversando com os alunos sobre o preparo para escolher a faculdade, entre os assuntos abordados estava o intercâmbio. Foram várias opiniões sobre o assunto, entre as questões levantadas, a mais relevante foi sobre o momento certo de fazer o intercâmbio. Nenhum dos alunos tem dúvida que gostaria de ter essa experiência internacional, mas ficam inseguros em relação ao momento que estão vivendo e como fazer essa "parada" .
Discutimos algumas possibilidades:
 
No Ensino Médio: para os alunos que desejam ter a experiência do High School, megulhar na cultura do país, experimentar as aulas e a escola, viver o sonho da formatura e colação de grau, o melhor momento é entre o 1º e 2º ano do Ensino Médio. O período pode ser de 6 meses até um ano.
Vou compartilhar a experiência da minha filha sobre isso. O sonho dela  era ser  animadora de torcida, " cheerleader", e colocou na cabeça que precisava fazer um ano de High School nos Estados Unidos. Claro que todos os filmes que ela assistiu ( Apimentadas, Cinderela, High School Musical, etc ) contribuiram para aumentar a vontade e o desejo de viver a realidade do High School. Ao analisar as propostas, decidimos pela STB. Ingressar no programa de intercâmbio requer nível intermediário de inglês e muita disposição!
Ela foi escolhida por uma família e foi morar em uma cidade de 900 habitantes! Distrito rural mesmo - Mentone, Indiana. Ficou lá por 10 meses e participou de todas as atividades da série do último ano, Seniors. Teve o baile, a formatura e a viagem. Foi uma experiência extraordinária que possibilitou desenvolver a autonomia e usufruir de liberdade, além de adquirir fluência no idioma e muitas amizades. Pudemos tomar essa decisão porque o objetivo dela não era a universidade pública. Ficar um ano sem estudar português, literatura e outras disciplinas, poderia ter comprometido o conteúdo necessário para o ingresso nas universidades públicas. Então se você deseja entrar nessas, melhor é ficar por aqui no Ensino Médio e se preparar para o vestibular.



Na Faculdade: muitas faculdades tem programas de intercâmbio. A ideia é fazer um semestre ou até um ano fora, em uma faculdade conveniada e que depois as disciplinas cursadas possam ser validadas no currículo. Para isso o domínio do idioma é fundamental, inclusive com comprovação através de certificações como o TOEFL. Uma experiência internacional é um grande diferencial no currículo além de impactar na fluência do idioma, especialmente o inglês.
 
E depois da faculdade? Nesse momento você irá focar no desenvolvimento da sua carreira profissional, serão suas primeiras experiências e nesse período o máximo é ficar 30 dias fora, no período de férias, para não comprometer a carreira.
 
Ainda em dúvida sobre o intercâmbio? Visite algumas agências, tipo a STB ou CI e converse com sua família. Eu tenho certeza que a experiência irá valer a pena!

Nenhum comentário: