sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Objetivo: Mercado de Trabalho. Quando chegar lá?


Ontem estive no Colégio Assunção conversando com os alunos do Ensino Médio sobre as possibilidades de chegar ao mercado de trabalho através da formação profissional.
Existem algumas modalidades de formação profissional atualmente:
Ensino Médio Técnico: que inicia hoje o processo de inscrições para o vestibular 2013 das ETECs no Estado de São Paulo e terá mas de 60 mil vagas em todo o estado, distribuídas em mais de 100 cursos.
Tecnólogos: cursos com duração entre 2 e 3 anos no ensino superior para alunos já formados no ensino médio.
Licenciatura: para quem pretende atuar no magistério, ser professor nas escolas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, os professores precisam da licenciatura para exercer a profissão: matemática, biologia, química, etc.
Bacharelado Interdisciplinar: Para quem quiser uma visão geral sobre determinada área. Essa modalidade é oferecida nas universidadades públicas por áreas de conhecimento: saúde, informática, artes, etc.
Bacharelado: o mais conhecido como faculdade mesmo, cursos com duração de 4, 5 ou 6 anos. Medicina, Direito , Engenharia, Pedagogia, Administração, etc.
Em termos salariais, as oportunidades mais altas estão no final do curso de bacharelado para os programas de trainee, mas a concorrência é muito maior na disputa das vagas.
Cada aluno deve fazer um momento de reflexão junto à família também: Qual é a sua necessidade?Qual é a sua vontade? Gostaria de estudar primeiro ou já começar a trabalhar? Que tipo de formação irá atender a isso?
As informações serão essenciais para ajudar na escolha do tipo de formação que você irá optar. Depois, nenhuma escolha é definitiva e pode sempre mudar ao longo do caminho.
 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Intercâmbio... será uma boa ideia?

Hoje estive no Colégio Dominante conversando com os alunos sobre o preparo para escolher a faculdade, entre os assuntos abordados estava o intercâmbio. Foram várias opiniões sobre o assunto, entre as questões levantadas, a mais relevante foi sobre o momento certo de fazer o intercâmbio. Nenhum dos alunos tem dúvida que gostaria de ter essa experiência internacional, mas ficam inseguros em relação ao momento que estão vivendo e como fazer essa "parada" .
Discutimos algumas possibilidades:
 
No Ensino Médio: para os alunos que desejam ter a experiência do High School, megulhar na cultura do país, experimentar as aulas e a escola, viver o sonho da formatura e colação de grau, o melhor momento é entre o 1º e 2º ano do Ensino Médio. O período pode ser de 6 meses até um ano.
Vou compartilhar a experiência da minha filha sobre isso. O sonho dela  era ser  animadora de torcida, " cheerleader", e colocou na cabeça que precisava fazer um ano de High School nos Estados Unidos. Claro que todos os filmes que ela assistiu ( Apimentadas, Cinderela, High School Musical, etc ) contribuiram para aumentar a vontade e o desejo de viver a realidade do High School. Ao analisar as propostas, decidimos pela STB. Ingressar no programa de intercâmbio requer nível intermediário de inglês e muita disposição!
Ela foi escolhida por uma família e foi morar em uma cidade de 900 habitantes! Distrito rural mesmo - Mentone, Indiana. Ficou lá por 10 meses e participou de todas as atividades da série do último ano, Seniors. Teve o baile, a formatura e a viagem. Foi uma experiência extraordinária que possibilitou desenvolver a autonomia e usufruir de liberdade, além de adquirir fluência no idioma e muitas amizades. Pudemos tomar essa decisão porque o objetivo dela não era a universidade pública. Ficar um ano sem estudar português, literatura e outras disciplinas, poderia ter comprometido o conteúdo necessário para o ingresso nas universidades públicas. Então se você deseja entrar nessas, melhor é ficar por aqui no Ensino Médio e se preparar para o vestibular.



Na Faculdade: muitas faculdades tem programas de intercâmbio. A ideia é fazer um semestre ou até um ano fora, em uma faculdade conveniada e que depois as disciplinas cursadas possam ser validadas no currículo. Para isso o domínio do idioma é fundamental, inclusive com comprovação através de certificações como o TOEFL. Uma experiência internacional é um grande diferencial no currículo além de impactar na fluência do idioma, especialmente o inglês.
 
E depois da faculdade? Nesse momento você irá focar no desenvolvimento da sua carreira profissional, serão suas primeiras experiências e nesse período o máximo é ficar 30 dias fora, no período de férias, para não comprometer a carreira.
 
Ainda em dúvida sobre o intercâmbio? Visite algumas agências, tipo a STB ou CI e converse com sua família. Eu tenho certeza que a experiência irá valer a pena!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Criativo x Lógico - Qual é o seu lado mais forte?

Hoje assisti uma palestra muita interessante no CIEE com o tema " Como enfrentar os desafios da carreira profissional" do prof. Luiz Alberto Machado. Na verdade ele escreveu um livro com esse título que foi publicado pela Editora Trevisan. O Prof. Luiz foi muito didático e ilustrou os desafios da carreira profissional como um jogo de futebol, em que você deve avaliar o campo, a equipe e as táticas do jogo. Atualmente o cenário apresenta mudanças muito rápidas, advindas do intenso uso das tecnologias e da potencialização da comunicação no uso das redes sociais. Cada vez mais a formação deve ser generalista e especialista, isso é, uma formação sólida e ampla que permita um indivíduo um repertório diverso de ocupações que possibilite fazer aquilo que se gosta e aprender a gostar daquilo que se faz. Aliás, esse diferença entre profissão e ocupação é interessante.
Profissão é aquilo que você se prepara para ser: contador, administrador, engenheiro, dentista, médico, etc, etc. Você recebe seu diploma e está apto para exercer a profissão.
Ocupação é o que você efetivamente faz no seu trabalho. Veja que interessante, quanto mais generalista sua formação, mais opções de ocupação você terá! O que é uma ótima ideia num mundo em constante transformação em que novas ocupações surgem a todo instante.
Durante a palestra, o prof. Luiz apresentou o conceito de "Dominância Cerebral" desenvolvida por Ned Herrmann. Ponto fundamental para escolha da profissão: autoconhecimento. Esse é um instrumento ótimo para autoconhecimento, como funciona nosso cérebro, lado esquerdo e direito, e qual é o impacto disso na forma de aprendermos e nos relacionarmos. Se quiser fazer um teste sobre isso, confira aqui sua Dominância Cerebral.

Interessante notar nossas preferências e admitir nossas diferenças. Faz todo o sentido quando precisamos pensar na profissão e ocupação que temos e que desejamos.
Estamos na era do conhecimento, é exatamente isso que faz a diferença nas organizações: a capacidade das pessoas de gerar conhecimento e inovação.
Quando assisti a palestra, fiquei pensando sobre isso: o que desejo aprender? quando? como?
O nosso caminho profissional é exatamente esse, as experiências que temos e desejamos ter e como nesse processo vamos conquistando o sucesso e a realização.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Você é ou está inseguro para escolher?

Na última sexta-feira, dia 21/09,  estive no Colégio Jesus Maria José, conversando com os alunos do 9º ao 3º ano do Ensino Médio. Os temas foram diferentes, mas basicamente todos falando sobre escolhas. Escolher uma profissão, escolher estudar, escolher fazer um esporte,  escolher um curso, escolher uma faculdade, escolher o futuro. A indecisão é natural. Sempre que temos que fazer uma escolha, temos dúvidas tipo: será que estou fazendo a escolha certa? Será que vai dar certo? E se der errado?
 
A melhor maneira de fazer uma escolha é indo atrás do máximo possível de informações. Ao participarem das palestras, os alunos já deram o primeiro passo: ter acesso as informações.
Pense um pouco: todo o dia fazemos milhares de escolhas: que tipo de roupa, tipo de comida,  se vamos fazer ou não a lição, ler ou não, jogar ou não... tudo!
 
A longo prazo somos exatamente aquilo que escolhemos fazer a cada dia. Se escolhemos uma alimentação saudável, exercícios, teremos a sensação de bem estar e o sentimento de estar cuidando do corpo. Caso contrário, também colheremos os frutos dessa escolha.
 
No caminho e na trajetória profissional é o mesmo processo: escolhemos o curso, a faculdade, escolhemos o esforço que queremos ou não fazer durante as aulas, escolhemos estudar e muitas outras coisas.
 
No momento em que estamos na escola, muitos se acomodam com o ritmo do dia a dia, pensando apenas nos finais de semana, feriados e férias. Contando o tempo como um relógio que roda as vezes muito devagar e outras vezes muito rápido!
 
Pense na sua atitude de acomodação diante das tarefas, até mesmo da mania de adiar tudo! O tempo é um recurso limitado e a percepção que fazemos dele pode fazer muita diferença. 
 
A medida que vamos fazendo escolhas, acertando e errando, vamos ganhando confiança e aprendemos a decidir e arcar com as consequências. Ação - reação.
Por isso, coragem. Comece pensando em todas as escolhas que você faz e depois reflita sobre isso.
Vai perceber que não é tão dificil como parece! Boas escolhas!
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Prioridades - Quais são as suas?

Quem nunca ouviu essa frase: " Filho, arruma seu quarto por favor, agora!". " Já vai... " ou " Daqui a pouco, mãe!". Esse é apenas um modelo de prioridade que me refiro. Claro que as prioridades aparecem junto com as responsabilidades e conforme vamos crescendo essas prioriades vão mudando e as responsabilidades aumentando. Na escola, percebo que para os alunos,   a prioridade são as tarefas e as provas que irão acontecer na semana ou no dia seguinte ( a maioria das vezes é no dia seguinte mesmo!) o resto fica sempre para depois! E arrumar o quarto, definitivamente não está na lista de prioridades, acho que nem hoje nem nunca! E claro que conforme as pessoas vão tendo outras experiências, vão mudando e aprendendo outras coisas.
Percebo isso no ambiente empresarial. Muitos funcionários, tem diferentes tarefas na empresa e se não se organizarem com o tempo e as tarefas, vão deixando muitas coisas para trás, isso pode comprometer o atendimento do serviço, a qualidade do produto e a viabilidade do  negócio! Coisa séria mesmo.



Dica de hoje: Imagine-se atuando na área que deseja: como vai ser? quais serão suas prioridades? seus gastos? suas despesas? seu tempo e esforço necessário?
A partir daí, decida suas prioridades e trabalhe nelas! O tempo pode ser seu maior aliado ou pior inimigo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

E depois do 9º ano? O desafio do Ensino Médio

Hoje estive no Colégio Nossa Senhora das Dores - Casa Verde, conversando com os alunos sobre o desafio do Ensino Médio. As expectativas são o maior desafio, aquilo que desejamos, que sonhamos e almejamos. Tenho certeza que todos querem ser bem sucedidos, alcançar o sucesso e fazer as escolhas certas. Quem pode achar essa certeza? Não existe um único teste que possa definir o seu futuro. A minha percepção é que podemos fazer sempre melhor. Podemos estudar melhor, participar de maneira mais ativa, sair da monotonia e da passividade e ser um agente da sua história. Eu chamo isso de determinação. Não importa a escolha, desde que seja feita de maneira consciente, após pesquisa, contato e conhecimento. Se fico só na imaginação, acabo me distanciando da realidade.

O Ensino Médio será uma oportunidade de aprender e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Fundamental, e também o início de escolhas que irão direcionar o caminho que será percorrido.
A escolha entre o Ensino Regular e o Ensino Técnico, já é a primeira. Uma dica é pensar no foco que se espera na faculdade: tipo assim, se você sonha e imagina entrar em uma faculdade pública, o foco deve ser o ensino regular e o máximo de dedicação em todas as matérias. Por que? O processo seletivo nas universidades públicas é muito criterioso e você precisa de todo o tempo e dedicação para passar no vestibular.
Se a sua intenção é conhecer o mercado de trabalho e suas oportunidades logo no final do Ensino Médio, a combinação com do técnico a partir do 2º ano do Médio, pode ser uma opção.
Escolhas, é nisso que temos que pensar. Aprenda a decidir, se posicionar e lembre-se: o que posso aprender dessa experiência? Isso faz toda a diferença...

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Jornal do Brasil - Sociedade Aberta - A arte de fazer escolhas

Confira essa matéria que escrevi sobre as escolhas, publicado no Jornal do Brasil:
 

O que está em alta? Você ou sua carreira?

Carreiras em alta... estive no Colégio São Francisco Xavier, na última sexta-feira, dia  14 de setembro, conversando com os alunos do Ensino Médio sobre esse tema. Assunto que atrai a atenção porque pode ajudar a ampliar as possibilidades sobre a escolha da carreira. Os especialistas indicam as áreas de engenharias, saúde, meio ambiente, entretenimento, internet e negócios como áreas em alta. Estamos ouvindo esses dias que o " Brasil é a bola da vez". Acredito nisso, visto que a Europa e os Estados Unidos enfrentam diferentes crises atualmente e tem taxas de desemprego maiores que as nossas. Esse aspecto já nos dá uma ideia do que temos pela frente. 
Para se dar bem na carreira, é preciso estar atento ao seu preparo, e isso você começa desde agora. Inglês: fundamental para quem quer se dar bem. Hoje as empresas contratam estagiários com inglês fluente. A vantagem é estar em um nível de globalização que permite ao estudante ter experiências em empresas multinacionais.
Na pergunta, "Você está em alta?"  Existe um destaque para o que você tem feito por você mesmo para ser tornar um profissional de sucesso: tipo estou aproveitando as oportunidades para estudar e aprender tudo o que preciso e posso nesse momento da vida? Como tenho tem desenvolvido minhas habilidades pessoais e capacidade de criatividade? Me envolvo em trabalhos voluntários? Que tipo de cursos tenho feito?
Processos seletivos mais rigorosos exigem muito mais do que habilidades técnicas, demandam controle emocional, espírito de liderança e trabalho em equipe. Muita vezes esses tópicos não são tão debatidos no contexto escolar, apenas a competição e a comparação dos resultados entre os alunos. 
Por isso a dica de hoje é: Faça você esta em alta. Invista em você mesmo, leia, estude e aprenda, sobre tudo que você puder. Quem adquire mais conhecimento, desenvolve melhor a fala, a escrita e a capacidade de relacionamento, características fundamentais para se dar bem na carreira.
Quer mesmo saber sobre algumas carreiras com salários em alta? Confira algumas dicas sobre profissões e salários nesse site.
Pense nisso, quando você for participar de um processo seletivo, quem vai estar em alta, a carreira ou VOCÊ??

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O que as palavras dizem de você? Currículo... uma foto de palavras.

Ontem estive no Colégio XII de Outubro. Fizemos com os alunos do Ensino Médio, uma oficina de currículos. Para muitos alunos, foi a primeira experiência de fazer o próprio currículo. A primeira coisa do currículo, é imaginar aquela folha como uma foto, uma fotografia de palavras de quem é você nesse momento da vida. O pessoal foi bem interativo e a atividade foi  muito produtiva.
Não existe um único modelo ou uma regra única sobre como fazer o currículo, o que existem são algumas orientações básicas que precisamos seguir.
Regra um: Não podemos escrever um mentira no currículo, tipo inglês fluente (se o seu inglês é intermediário). Você corre o risco do entrevistador, no meio da conversa, fazer um pergunta em inglês tipo: "Tell me about your personal life..." e daí você trava e não fala nada!! Tiro no pé. Tá morto mesmo! Já era!!
Regra dois: Posso omitir algumas informações, tipo minha performance na escola não é das melhores, então não preciso escrever que " sempre obteve bom rendimento escolar." Melhor não colocar nada mesmo.
Regra três: Não tenha pressa para escrever. O currículo é um bom exercício de autoconhecimento e reflexão.
Ao terminar o currículo, converse com os amigos, professores, pais, mostre como estão suas habilidades, ouça o que eles tem para contribuir.
Se  você tem poucas atividades ou cursos registrados, pense como você ainda pode mudar isso. Planeje.Participar de programas de voluntariado também pode contar muitos pontos.
Se sua vida profissional está apenas começando, seu currículo está mostrando isso e você pode mostrar que rumo quer tomar e que direção quer seguir. Capriche mesmo! E encare os desafios como oportunidades de aprendizado.
 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Profissão Estudante: Quem é seu chefe?

Profissão Estudante: O que significa isso na prática? Conversei sobre isso hoje no Colégio Mater Dei, com os alunos do 9º ano. Perguntei se a sua profissão é ser estudante, quem é seu chefe?? várias respostas: o professor, o coordenador, até um um tímido colocou, meus pais??? ainda em dúvida.  Eu acho que quem banca, pode cobrar. Eu cobro meus filhos. Se a profissão é essa, espero resultados positivos. Nessa hora, tem muita gente que diz que só estuda para prova, que estuda só para passar de ano, que se a média é 6, fica satisfeito com essa nota... quero apresentar uma ideia sobre aprender. Nós nascemos com a capacidade de aprender, se não fosse assim, não conseguiríamos sobreviver.
Aprendemos de pelo menos 3 maneiras: impacto, repetição e relação. Quando sofremos um trauma, ou muita emoção, aquilo fica registrado para sempre. Quando repetimos insistentemente uma ação, ela se torna um hábito e aprendemos, por exemplo, escovar os dentes. E outra forma de aprender é através das relações. Quando associamos um conhecimento novo com um outro conhecimento e estabelecemos essa relação, somos capazes de aprender e guardar aquele conhecimento, tipo o nome das pessoas, uma fórmula de matemática, etc. É por isso que os professores utilizam diferentes recursos para ajudar a gravar fórmulas, como fazer músicas, e associar com coisas conhecidas.
Pense nisso: Você deseja aprender alguma coisa nova?
Só depende de você...

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ter ou não ter? Eis a questão....

O consumo nos impele ao desejo, ter coisas. Ter coisas iguais  a todo mundo e ao mesmo tempo, diferente de todo mundo. Assim não queremos apenas uma camisa, queremos uma camisa de determinada marca, que tenha um determinado valor e que mostre um determinado status.
Já parou para pensar, queremos ter coisas e é isso que motiva parte das nossas escolhas, tipo de amigos, tipo de trabalho, tipo de programa, e assim por diante. É assim que vamos praticando autocontrole e aprendendo planejamento. Por que desejamos?  Somos seres humanos e vivemos em sociedade, comparando nossas conquistas o tempo todo! E se existisse uma lógica no consumo ou se fosse fácil descobrir essa resposta, as empresas todas estariam milionárias!!!
Cada um de nós, através de sua própria experiência e vivência, decide o que se pode ou se deve fazer e quando. Imagine o seguinte: meu filho deseja um Iphone, mas não é apenas o desejo do objeto, o desejo é que seja o mais atualizado possível, a última versão, ao mesmo tempo não igual ao de todo mundo, se todo mundo tem o branco, quero ser diferente e escolho o preto. Como é isso? Assim mesmo, quer ser igual e diferente ao mesmo tempo.  Por isso tem tantas capinhas de Iphone! para criar a sensação de que tenho um telefone igual de todo mundo mas só eu tenho essa capinha!!
Isso remete a outra pergunta, a famosa: Ser ou não ser? Eis a questão... Para você decidir ter, precisar primeiro ser. Sugestão do dia: Faça esse exercício que coisas realmente eu sou e tenho e quais eu gostaria de ser e ter. Você vai se surpreender com as respostas....

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O tempo passa, o tempo voa... e você onde vai estar ??

"O tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa ! É a poupança Bamenridus!" Esse comercial já passou faz muito tempo, talvez você nem saiba que existiu esse banco Bamerindus... mas existiu sim, e isso é uma prova do tempo que passa mesmo.
Amanhã é 7 de setembro, feriado nacional. Muitos já estão em viagem para aproveitar esses 3 dias.
É engraçado, estudamos e trabalhamos pensando nas folgas e nas férias!
Se você está se preparando para o vestibular, o relógio não para. Cada dia fica mais perto a prova e a expectativa do resultado, afinal depois de 3 anos no Ensino Médio, hora de seguir para outra etapa e se despedir dos amigos. Nessa hora a gente não quer que o tempo passe mesmo, quer curtir a turma, os programas, as baladas, as viagens e por fim a formatura. O tempo passa... chega o momento de fazer a escolha da faculdade, de começar novas amizades e enfrentar os desafios: o primeiro estágio, a carteira de motorista, as cobranças da família e o novo ritmo da faculdade, isso é , das aulas e dos professores. Tem alguns alunos que quando percebem toda a liberdade que começam a ter, acabam por passar mais tempo fora da sala de aula, do que dentro. Não há controle de quem pode ir ao banheiro! Os alunos da faculdade podem ir embora se não quiserem assistir aulas! ou podem até ficar nos barzinhos das esquinas... ( aliás, o que tem desse tipo de "serviço" perto das faculdades comprova a teoria da liberdade!).

Por isso insisto: o tempo passa, voa mesmo. Minha filha vai fazer 19 anos! e eu nem me sinto assim tão velha! parece que era outro dia que eu tinha 19 e estava fazendo minhas escolhas profissionais, e o tempo passou. Eu gostei do caminho que tracei, talvez fizesse diferente, mas escolheria a mesma coisa. Acho que me dedicaria mais, não perderia tempo com pequemas coisas e não daria importância aos detalhes... Foram ótimas escolhas. Quando você pensar no seu tempo daqui 10 anos, onde você gostaria de estar?

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Já sabe qual é o seu estilo de aprender?

Hoje estive na Escola Tancredo Neves conversando com os alunos sobre o vestibular. É um momento tenso mesmo para quem está no 3º ano. O Vestibular da Fuvest, maior do Brasil, está com as inscrições abertas até o dia 10, na próxima segunda. Tendo definido o curso, agora é focar na preparação. Seguem algumas dicas para ase preparar melhor:
1.Faça períodos de estudo de 50 minutos, com 12 minutos de descanso.
2.Revisa e reflita sobre o que está estudando.
3.Teste a si mesmo para se certificar se está realmente aprendendo. ( participe de simulados e testes)
4.Descubra seu estilo de aprender e utilize-o a seu favor. ( visual, auditivo ou cinestésico)
Já pensou nisso? Seu estilo de aprender pode fazer muita diferença na forma como organiza seus estudos.Veja nesse link  mais dicas sobre o estilo de aprendizagem:
Conversando com os alunos, pudemos perceber que todos temos características dos três estilos: visual, auditivo e cinestésico, mas um ou dois estilos são mais predominantes.
Conhecer um pouco melhor seu estilo aprendizagem, pode ajudar a focar melhor nos estudos e na preparação. Como diz o Dr. Lair Ribeiro: “ Sorte não existe. É uma circunstância que pode ocorrer na vida das pessoas, independente da vontade delas. Sorte na verdade só existe quando preparação encontra oportunidade.Quanto mais você aprende, quanto mais você se prepara, mais sortudo você fica.Preparação traz sorte.”
Então , boa preparação para você.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Alguém quer ser vendedor?

Quando eu pensei em escolher uma profissão, na verdade conhecia apenas as profissões tradicionais: médico, trabalha em hospital, advogado no fórum, engenheiro, cálculos e máquinas... é assim que vamos estabelecendo as relações, e através dessas percpeções vamos fazendo escolhas. E quando eu pensei em Administração, eu imaginava as empresas, mas não tinha a menor ideia que tipo de profissional e área poderia atuar. Depois durante a faculdade, tive oportunidade de conhecer as áreas e pensar como seria cada uma delas: Vendas, Financeiro, Marketing, Tecnologia, Atendimento, Cobrança, etc... uma infinidade. Aliás, você já ouviu alguém dizer que quer ser vendedor? eu raramente, mas garanto que muitas pessoas iniciam suas carreiras nessa área e aprendem como nunca sobre pessoas, necessidades e desejos, o que é básico para qualquer área de atuação.E vender a sua imagem e sua competência, não deixa de ser uma venda, e isso sempre vai acontecer.

Estive ontem gravando um programa para a TV sobre escolha profissional. Durante a entrevista uma das perguntas foi: Por que é tão difícil escolher uma profissão? Primeiramente são muitas opções, hoje mais de 200 opções de graduação. Depois é difícil porque não temos certeza de que é isso mesmo que queremos, apenas 20% dos alunos tem plena certeza de sua escolha! Dá muito medo de errar porque tem muita expectativa em torno dessa escolha, primeiro do  próprio aluno e depois da família. Para os pais, a faculdade é um momento de representa  a independência: tipo de curso, local, forma, horário, tudo isso junto com a possibilidade de começar a vida profissional e ser responsável por suas próprias escolhas. Por isso os pais desejam que a escolha reflita maturidade e possibilidades profissionais, um "bom futuro".
Não há como saber como será o futuro. O que podemos fazer nesse momento é uma escolha, que vale para agora. Depois deverá ser avaliada e revisada. Aprender sempre vale a pena. Por isso, independemente do curso que você começar, decida que vai investir nele e fazer o seu melhor.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O que é o sucesso para você?

O que é sucesso para você? Eu sempre começo minhas apresentações com essa pergunta e surgem muitas respostas, algumas hilárias, como "mulheres"... ( os meninos que dizem isso!) outras respostas são fazer o que gosta, ser bem sucedido, entre outras. Mas a que aparece todas as vezes é : DINHEIRO. Interessante que nessa fase da vida, ( entre os 15 e 18 ) essa resposta atige quase todos os jovens. Eu pergunto: Quanto? e eles respondem : muito. Querem dinheiro, muito e rápido. Pergunto: como ganhar dinheiro? Eles respondem: Trabalhando... que emprego pode proporcionar isso? Se alguém descobrir como ganhar muito dinheiro muito rápido, me avisa , tá?
Eu questiono isso. Entendo que o sucesso são as conquistas e o dinheiro representa a independência.
Minha filha começou seu primeiro estágio nesse ano. Quando recebeu o salário, cerca de R$ 700,00, quis logo ir ao shopping.
Ao olharmos as lojas, ela se encantou por sapato da Arezzo , no valor de R$ 220,00.
Claro que fiz as perguntas básicas: você precisa do sapato? é meio caro, você tem outros... enfim, tentei argumentar, mas o que eu ouvi foi: Mãe , é lindo e eu posso comprar! e comprou...
Dinheiro representa fazer escolhas. Por isso aparece como motivador para o sucesso. Mas se você perguntar para alguém um pouco mais maduro, já estabelecido profissionalmente, vai descobrir que o conceito de sucesso está mais ligado a realização pessoal e profissional. Eu acredito nisso, vivo isso sim. Sucesso são as etapas que te tornam vencedor: no Ensino Médio, terminar o curso, ser aprovado no vestibular, conseguir a carteira de motorista, enfim as conquistas. Na vida, o sucesso pode ser medido através das recompensas externas: dinheiro, prestígio e poder. Mas também é medido pela realização profissional: Que tipo de habilidade eu preciso? Sou valorizado na função que exerço? Atribuo valor e significado ao meu trabalho? Pense nessas respostas. Converse com adultos que se sentem realizados nas tarefas que exercem.
Questione o sucesso. Está mais perto de você do que parece.