quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Por que fazer faculdade?

Hoje estive no Colégio Adventista da Liberdade conversando com os alunos sobre o vestibular e sobre as escolhas no ensino médio: esses dois temas estão intimamente ligados.
Hoje  ao conversar com os alunos, senti  que eles tem uma preocupação grande em relação a escolha do curso técnico como opção profissional ao longo do ensino médio. Percebo que essa dúvida hoje paira sobre a cabeça de muitas famílias que veem no curso técnico o acesso mais rápido ao mercado de trabalho. Isso é fato. O curso técnico vai preparar profissionais para atuar nas áreas operacionais das organizações, o que hoje no Brasil, com o impulso do crescimento, há muitas vagas nas áreas operacionais. E a pergunta se repete: Por que fazer faculdade? Como me preparo para entrar?
Em relação ao ingresso na faculdade e o vestibular, o preparo passa necessariamente pelo curso de ensino médio regular, com todo o tempo, preparo e dedicação que o aluno deve ter nesse período.
São 3 anos de para solidificar  e ampliar os conhecimentos adquiridos ao longo do ensino fundamental. 
Para as famílias, que talvez desconheçam as exigências do mercado de trabalho, é importante verificar que hoje são valorizados os profissionais que possuem  uma formação mais ampla, com o conhecimento de um ou mais idiomas, uma ótima base de língua portuguesa e lógico matemática.
Isso com certeza passa pela formação do ensino médio regular.
Os processos mais competitivos e melhor remunerados para ingresso nas organizações, irão acontecer no final do curso de graduação ( bacharelado ) , com a possibilidade do aluno ingressar como trainee nas empresas: alta concorrência, valorização de de outros idiomas , facilidade no relacionamento com pessoas e motivação para encarar desafios.
Considere o ensino médio como mais uma etapa de formação e a faculdade como o início da escolha profissional, já que a certeza da escolha, não iremos ter nunca!
Pense onde você gostaria de estar daqui a 10 anos. Trace alguns caminhos, abra as opções e encare os desafios. A aventura de aprender e escolher está apenas começando...
 
 
 

Nenhum comentário: