segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Hábitos - Como mudá-los?

Estive hoje no Colégio Agostiniano SãoJosé, a palestra era sobre como se preparar melhor para o vestibular, e o tema de como adquirir ou mudar um hábito sempre aparece. Interessante que essa semana a revista Veja publicou a reportagem especial sobre a força de vontade e os hábitos. Para Aristóteles, "Hábito é aquilo que repedidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”. Pense nos seus hábitos, quais são eles, como você os adquiriu? Gostaria de mudá-los?
Nossa mente, busca prazer todo o tempo, aquela atividade ou ação que realizamos que nos trazem prazer, fica registrada na mente, e desejamos repetí-la continuamente.
O hábito é  repetição de uma ato. Exemplos: lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes depois das refeições, beber água, praticar atividades físicas, são algumas ações que incorporamos no nosso dia a dia e que se tornam hábitos.
Se preparar para o vestibular e para as avaliações , também é um hábito. A diferença é que o hábito de estudar deve ser construido numa linha de tempo e que deve ser incorporado no dia a dia e não apenas na semana de provas.
Mudar de hábito também requer um esforço, era sobre isso que a revista Veja comentava, trocar os hábitos ruins, por hábitos saudáveis, como diminuir os refrigerantes e comer mais frutas.
Qualquer mudança deve vir acompanhada de um planejamento e objetivo.
A persistência é o diferencial.
Nessa entrevista sobre os hábitos, o Repórter do New York Times, Charles Duhigg  que se dedica a estudar hábitos e explica como eles funcionam no nosso cérebro: gatilho - rotina - recompensa. Uma vez que você identifique essas etapas, está preparado para mudar qualquer hábito que desejar. Faça sua experiência. Posso dizer que estou fazendo a minha. Desde de janeiro de 2012, decidi incluir exercícios como uma rotina na minha vida. Melhor horário para praticar a caminhada de 40 minutos é no período da manhã. Então decidi incluir essa atividade, pelo menos por 3 vezes por semana. Como as atividades físicas liberam endorfinas, logo o cérebro registra a atividade e o prazer, a recompensa, o bem estar. Assim o que começou como uma mudança, hoje já está completamente incorporada no meu dia a dia e faz muita falta quando não consigo fazer.
Por isso, posso dizer para você experimentar. Tenho certeza que você encontrará um caminho para mudar seus hábitos e fazer a diferença na sua rotina.

Nenhum comentário: