Nessa semana, no
caderno Equilíbrio da Folha de SP do dia
19/03, em seu artigo semanal , Rosely Sayão apresenta um quadro do que vem
acontecendo nas faculdades em relação a postura de alunos e professores.
Parece que a garotada, muitos iniciam a faculdade aos 17
anos, mantém o comportamento infantilizado mesmo no ambiente da faculdade. Ela
comenta a conversa que teve com um professor universitário que percebe
nitidamente a imaturidade tanto no pensamento como na ação desses adolescentes,
com perguntas do tipo: precisa copiar ou o professor irá disponibilizar a
apresentação depois?
Os professores perguntam:Que tipo de postura se espera nesse
nível? O que tem acontecido com a preparação dos alunos no colégio?
Percebo que muitas vezes a escola tem se preocupado com a
assimilação dos conteúdos, mas não existe espaço para discussão comportamental,
postura e autonomia. Parece que o aluno deve se concentrar apenas na aprovação
e muito do comportamento ainda não é discutido mesmo.
Lembro me do primeiro semestre de uma garota da faculdade.
17 anos recém saída do Ensino Médio, seu comentário: “Posso sair da sala para
ir ao banheiro sem pedir!” Que senso de
autonomia! Os alunos saem de um ambiente totalmente controlado, inclusive com a
proibição do uso do celular, para a liberdade total. Não sabem lidar com essa liberdade e ao longo
do caminho vão adquirindo mais maturidade diante da nova situação, mas poderiam
estar mais preparados.
Ao longo da graduação enfrentarão também o desafio do
primeiro trabalho, primeiro chefe, e precisarão aprender a administrar o tempo
também. Sendo que essa fase da vida é sempre lembrada como sendo uma das
melhores da vida, penso que é porque nesse momento aprendemos os conceitos sobre trabalho, amigos e as relações de poder e vivemos tudo de forma muito intensa.
Vale então o exercício da autonomia. O que você vai querer
ser quando estiver lá?
Já vá se preparando então para esse momento!
Um comentário:
Cara Letícia, parabéns pelo BLOG, que acompanho! Sou professor universitário há mais de 10 anos, gestor educacional e advogado com atuação focada no direito educacional. As mazelas da sala de aula são realmente deste tipo, entre outras! Estamos em mudança de perfil de aula, de aluno, de professor, mas pouco falamos sobre! Parabéns pelo texto! Grande abraço, Luis Chacon
http://gestorlegalnaeducacao.blogspot.com.br/
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