Interessante artigo sobre aprendizado escrito por Gustavo
Ioschpe na revista Veja Ed. 20 de março
de 2013, que aborda como as pesquisas científicas tem comprovado a eficácia do
método socrático. O artigo apresenta como as principais pesquisas relacionadas
ao funcionamento do cérebro tem elucidado muito do processo de
ensino/aprendizagem.
A primeira ideia é sobre o funcionamento do cérebro: pensar
é uma atividade dispendiosa, gasta-se tempo e energia, o sempre que possível o
cérebro recorre por um procedimento automático que já está gravada na memória. ( a força de um hábito).
São duas as situações em que o cérebro pensa:quando é estritamente necessário ( não há
procedimento na memória que nos ajude) e quando nós acreditamos que seremos recompensados
por resolver determinado problema. ( no caso a nota da prova, a aprovação no
vestibular, etc.)
O que é pensar? Segundo Ioschpe, " pensar é combinar
informações de maneira diferente. Essas
informações podem vir do ambiente externo e/ou da memória de longo prazo. O
local do cérebro em que esse processamento de informações se dá é a memória
operacional." A memória operacional tem capacidade limitada, e é
determinada geneticamente. Quanto mais eu usar essa memória, mais perto ela estiver
do seu limite, mais difícil vai ficando aprender coisas novas. Se a única
memória é a operacional, o aprendizado fica comprometido.
Pensar envolve esses fatores:
Dominar os fatos é indispensável para a tarefa do pensar e
aprender. A leitura diversa também contribui para que a pessoa desenvolva novos
conhecimentos e acesse novas informações. Outra ideia interessante apresentada por Ioschpe é "Repetir um aprendizado aumenta em muito nossa chance de
dominá-lo. Porque a repetição faz com que certos procedimentos sejam
automatizados e assim possam sair da memória operacional e ira para a memória
de longo prazo, liberando assim o pensamento para aprender outras coisas."
Uma aula bem organizada, um professor emocionalmente
envolvido que transmite seus conhecimentos eficientemente, poderá trazer
resultados muito positivos tanto na vida acadêmica, profissional quanto
pessoal. Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário