quarta-feira, 20 de março de 2013

Pensar e aprender. Qual é o segredo?


Interessante artigo sobre aprendizado escrito por Gustavo Ioschpe na revista Veja  Ed. 20 de março de 2013, que aborda como as pesquisas científicas tem comprovado a eficácia do método socrático. O artigo apresenta como as principais pesquisas relacionadas ao funcionamento do cérebro tem elucidado muito do processo de ensino/aprendizagem.
A primeira ideia é sobre o funcionamento do cérebro: pensar é uma atividade dispendiosa, gasta-se tempo e energia, o sempre que possível o cérebro recorre por um procedimento automático que já está gravada na  memória. ( a força de um hábito).
São duas as situações em que o cérebro pensa:quando é estritamente necessário ( não há procedimento na memória que nos ajude) e quando nós acreditamos que seremos recompensados por resolver determinado problema. ( no caso a nota da prova, a aprovação no vestibular, etc.)
O que é pensar? Segundo Ioschpe, " pensar é combinar informações de maneira diferente.  Essas informações podem vir do ambiente externo e/ou da memória de longo prazo. O local do cérebro em que esse processamento de informações se dá é a memória operacional."  A memória operacional tem capacidade limitada, e é determinada geneticamente. Quanto mais eu usar essa memória, mais perto ela estiver do seu limite, mais difícil vai ficando aprender coisas novas. Se a única memória é a operacional, o aprendizado fica comprometido.

Pensar envolve esses fatores:

 

Dominar os fatos é indispensável para a tarefa do pensar e aprender. A leitura diversa também contribui para que a pessoa desenvolva novos conhecimentos e acesse novas informações. Outra ideia interessante  apresentada por Ioschpe é "Repetir um aprendizado aumenta em muito nossa chance de dominá-lo. Porque a repetição faz com que certos procedimentos sejam automatizados e assim possam sair da memória operacional e ira para a memória de longo prazo, liberando assim o pensamento para aprender outras coisas."

Uma aula bem organizada, um professor emocionalmente envolvido que transmite seus conhecimentos eficientemente, poderá trazer resultados muito positivos tanto na vida acadêmica, profissional quanto pessoal. Pense nisso!

 

 

 

Nenhum comentário: