quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Fim de ano ... fim de mundo

Esse ano temos uma novidade: fim do mundo e fim de ano juntos!
Será que alguém acredita mesmo que o fim do mundo tem data marcada?
O que aconteceria se realmente o mundo fosse acabar nessa sexta-feira?
As pessoas fazem piada, se divertem com a ideia, mas acho que ninguém acredita nisso.
O que você faria de diferente se você soubesse que o seu mundo acabaria dentro de 3 dias?
Muita gente largaria tudo e sumiria do mapa, outros ficariam juntinho da família e talvez alguns poucos continuariam trabalhando... afinal para muitas pessoas trabalho é vida e não conseguem se imaginar sem ele.
Bom, para mim que vou entrar de férias amanhã, não estou pensando em fim de mundo agora. Porque trabalhar significa dar significado e sentido as minhas ambições e aspirações,e estar de férias é um deleite para esse esforço, uma recompensa que você  pode dar para você mesmo.
Assim saímos de férias e ao mesmo tempo esperamos o tempo de voltar para pensar nas próximas férias... isso já é um bom motivo para trabalhar, não acha?
 
 
Desejo desfrutar tempo com minha família, desejo conhecer lugares novos e relaxar mesmo, para ter novas ideias e voltar renovada e inspirada em 2013.
Também desejo isso para você.
Feliz 2013.
 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Profissão: Mulher - Mãe - Executiva


No jornal folha de São Paulo de domingo 16/12/2012, uma reportagem chamou minha atenção para a escolha de carreiras das meninas... Confira a reportagem completa: " Mulher faz mais sacrifíco para ascender na carreira - pesquisa indica que há dificuldades de conciliar profissão e família, apesar de desejo das executivas" Essa pesquisa sugere que para ascender na profissão as mulheres sofrem uma pressão muito maior para conciliar as expectativas pessoais e profissionais.Atualmente apenas 5% das mulheres ocupam o cargo de presidência e 19%  ocupam o cargo de diretoria.
Quando o sonho da profissão ainda está amadurecendo, muitos se imaginam chegando ao topo, com todo o reconhecimento que está implícito nisso.
Mas e os sonhos pessoais? Quase não vejo essa discussão entre os jovens estudantes, parece que ninguém se preocupa com isso, de segunda à sexta todos querem trabalhar e ser reconhecidos. Mas no fim de semana, todo mundo quer sair e estar acompanhado.Como qualquer outro compromisso, assumir uma relação demanda tempo e esforço, muito esforço. Para as meninas isso envolve também escolhas referentes ao tempo e ao corpo. Engravidar traz consequências inclusive de dedicação ao trabalho: tempo de licença a maternidade, cuidados com o bebê, tempo dedicado para o esposo entre outras coisas.Família, filhos? Quem quer pensar nisso?
Ao longo da jornada, o que conta de verdade? Sucesso profissional? Sucesso pessoal?Depende da carreira? Tudo é uma questão de equilíbrio. E essa receita ainda ninguém tem.
Existe sim, uma satisfação muito grande em ter uma família. Existe também um orgulho de ser reconhecida por suas habilidades profissionais. Compreender esse conceito, e partilhar a vida com alguém exigi maturidade e responsabilidade.
Pense nisso: escolher a carreira é escolher um estilo de vida. Qual estilo você vai ser?

 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Escolha de carreira: Por que Medicina?


Essa semana o jornal nacional está exibindo uma série de reportagens sobre a carreira de medicina. A reportagem iniciou com a prisão de um grupo que vendia vagas para o curso de medicina nas universidades públicas e particulares,  por 80 mil reais, um esquema que envolvia muitas pessoas, inclusive médicos que respondiam as perguntas da prova do vestibular para os futuros médicos.  É incrível como um desejo pode mover as pessoas em torno de um objetivo: entrar no curso de medicina. Porque entrar no curso é apenas a primeira etapa de outras que virão ao longo da formação, inclusive a própria vocação. Depoimento de alunos atestam que diante de algumas disciplinas, como  “Anatomia”, o primeiro contato real com o corpo humano, vários alunos desistem do curso pela falta de aptidão real com a profissão. E depois ao terminar a parte clínica, terão de passar pela prova de residência ao escolher sua especialidade. Terão que provar conhecimento na prática para entrar na escolha que fizeram.
Medicina é isso, uma escolha de vida, uma profunda e intrínseca fusão entre a vida pessoal e a vida profissional, uma escolha que envolve talento, vocação e determinação.
Ao fazer sua escolha pense nisso:
1.      Qual estilo de vida gostaria de ter?
2.      Como você  me vai desenvolver suas habilidades?
3.      Quanto você quer se dedicar a sua carreira profissional?
Nesse momento claro, muitos alunos estão conferindo seus resultados, excitados ou desapontados com os resultados e as possibilidades em 2013.
Mas considere essas questões e faça suas escolhas: que 2013 traga muitas surpresas e realizações!
 

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Por que tantas avaliações?

Escrevi esse texto para comentar um pouco mais sobre os resultados da avaliação  do Brasil.
Clique aqui para conferir o artigo completo.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Meu curso, minha vida...

Fim de ano chegando, algumas reflexões vão tomando forma, e vale a pena uma avaliação desse momento. Hoje pensei um pouco sobre a escolha do curso e a relação com o seu estilo de vida.

Para muitos alunos, escolher um curso, a graduação, é realmente uma escolha de vida. Veja, quem escolher fazer: medicina ou odontologia, já se imagina ocupando a profissão de dentista e clínico, até um especialista talvez em cirurgia plástica ou outra área.Quem escolhe administração ou direito, terá pela frente muitas opções e assim ao longo do curso de graduação, mais oportunidades para se conhecer melhor e aprimorar suas habilidades. É claro que com 19 anos, ninguém ainda está bem pronto para decidir o que quer ser na vida, mas está pronto sim para experimentar.
Esse é o desafio: como vai ser minha ocupação nessa profissão? que tipo de atividades terei que fazer? em que áreas eu realmente me sinto bem de atuar?
E se ao longo do curso eu perceber que não é nada disso que que desejo fazer com a minha vida?
Ouvi a história de uma menina que ao 3º ano da faculdade de Direito percebeu que não era nada disso que ela queria. Tem 20 anos e um mundo de incertezas pela frente.
Acho que ela tem chance de como todo mundo desistir dessa primeira escolha e recomeçar. Não dá para encarar mais dois anos de direito sem mais nenhuma afinidade no curso. Ainda é tempo de mudança e de descoberta.
Espero de verdade que ela encontre seu caminho e que possa viver sua vida com a certeza que pelo menos tentou.
Como diz meu amigo Tibless:

"Quando não se faz o que gosta,
o máximo que se pode ser é mediano,
Faça o que é certo pro seu coração,
Arrisque não deixe que o tempo passe,
Sem voce ao menos tentar."

Acredite. Até porque se você não acreditar, ninguém mais vai.
 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Balanço 2012


Dezembro já chegou, agora quando a gente anda por aí pode ver tudo já enfeitado,o Papai Noel nos shoppings, as árvores decoradas e muitas luzinhas, por todos os lugares.
Algumas coisas vieram a minha mente, para ser mais precisa duas.
Primeiro fiz uma avaliação se valia a pena montar a árvore de natal em casa. Foi o tempo, e já passou,  em que a gente esperava tanto por esse mês e em novembro já montava tudo. As crianças queriam era ver quantos presentes estariam debaixo da árvore... Bom como as “minhas” crianças já cresceram e os presentes que desejam talvez nem caibam mais debaixo da árvore, parece que por esse motivo, a árvore permaneceu embalada esse ano. Fora o trabalho de montar tudo, esse ano também não vou passar a data em casa, tenho planos de viajar, mais um motivo para não me dar o trabalho de desencaixotar todas as coisas...
A segunda coisa que me passou  na cabeça foi essa coisa que acontece todo ano... uma reflexão sobre como foi o ano... é sempre difícil pensar nisso, porque tenho essa invariável mania de escrever um diário com minhas expectativas, meus planos e tudo que desejo alcançar naquele ano. Bom quando olho tudo que escrevi e que desejei,  fico pensando.. O que aconteceu? O que faltou? O que melhorou e o que piorou?
Muitas amizades se fortaleceram e outras desapareceram mesmo. O trabalho teve momentos emocionantes e decepcionantes também.
Acho que não teve nada de sobrenatural não, a não ser o fato que realmente consegui manter um ritmo de caminhada o ano todo e posso dizer que foi um ótimo hábito que adquiri.

Fazer um balanço afinal, não é tão ruim como parece.

Por que você já não começa a fazer o seu balanço agora?

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Quem quer ser "Mediano" ?

Ontem tivemos aqui na Faculdade Trevisan o Evento Portas Abertas com a participação especial dos colégios: Dominante e Spinosa e outros convidados também.
A palestra inicial foi feita pelo prof. Luz Machado, baseada no livro: Como enfrentar os desafios da carreira profissional.
Para os alunos que estiveram aqui conosco, foi uma ótima oportunidade de conhecer melhor o mercado de trabalho, o impacto da escolha profissional e do sucesso.
Para o prof. Machado, sucesso é quando você consegue conciliar a escolha em fazer o que gosta e ter uma remuneração adequada.Nem sempre isso é possível. É preciso buscar o equilíbiro nas nossas escolhas e nas nossas atividades.
O prof. Machado também conversou sobre o peso dos paradigmas nas nossas escolhas e propos uma atividade desafio para os alunos: quebrar os paradigmas.
Por que devemos quebrar os paradigmas?
Pensar neles já pode ser o começo da descoberta.
Os alunos gastaram um tempo para conseguir decifrar o enigma e por fim descobriram:
"Você cresce quebrando paradigmas."
Pense nos seus nesse momento. Nas suas escolhas.
E para terminar, nada melhor que a companhia dos músicos: Guga Machado e Tibless.
Eles apresentaram a música: MEDIANO, composição do Tibless num momento da carreira de advogado em transição para sua verdadeira vocação: Múscico.
Confira a letra e a música. 
 Foi muito bom mesmo. Valeu galera!!
 
 
 
Estar em lugar onde não quer estar
Sair,trabalhar e correr pra chegar,conquistar
Riquezas colher os seus frutos
Talvez por motivo de força maior
Somos obrigados a reter nossos sonhos,
Adiando,deixando de lado
Muitas vezes dar o seu melhor
Naquilo que não vincula seus desejos
Pode ser bom,mas não excelente.

Quando não se faz o que gosta
O máximo que se pode ser é mediano
Faça o que certo pro seu coração
Arrisque e não deixe que o tempo passe
Sem você ao menos tentar

Corra pelo certo e não pelo incerto
para obter o real sucesso no que fizer
Mas pode ser que o que parece ser duvidoso
Seja a direção,não exite não
Podemos ir além,em tudo que formos realizar.
Se esforce pra ser,faça acontecer.
 
 
 

 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Panorama Educacional

 
Você pode conferir esse artigo sobre dicas para a prova da Fuvest no próximo domingo, dia 25/11/2013.
Clique aqui para ver a reportagem completa.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tá chegando a hora.... FUVEST


É  uma música inclusive: “Ai, ai , ai tá chegando a hora... o dia já vem raiando meu bem e eu tenho que ir embora.”
Acho bem apropriado, esse momento de finalizar o Ensino Médio e encarar o vestibular da FUVEST.  O que me chama a atenção mesmo e que durante os anos de estudo, a preocupação dos alunos era passar de ano, criar estratégias para as provas, alguns alunos até desenvolvem “técnicas”  especiais para passar nas provas  e agora ao final  do curso se deparam com o grande desafio do vestibular da FUVEST.
Claro existe preparo, existe sorte, existe ansiedade e muito estresse. Ao escolher fazer o vestibular da FUVEST, o aluno começa a se colocar  diante do grupo de amigos e da família que acredita no seu diferencial e  seu próprio mérito intelectual.
Mas entrar na USP não será o caminho de todos. Dos 150 mil inscritos, apenas 10 mil irão realizar esse sonho. E todos os outros? Seguirão por outros caminhos e em outros momentos farão outras escolhas.Daqui a 6 meses poderão estar em outras faculdades e outros cursos inclusive. Senão em 6 meses, em um ano ou dois, poderão trilhas outras estradas, terão feitos outras escolhas.
Não há acertos ou erros. Para esse momento existe uma palavra: DETERMINAÇÃO.

O quanto você deseja isso e tem realmente condições de alcançar seu objetivo.
Pense nisso. Com essa primeira escolha virão muitas outras. Fracasso ou sucesso é relativo. Faça o seu melhor porque a hora já é chegada mesmo.

 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pausa para o feriadão...


Feriadão chegando. Para muitos uma pausa antes das férias, para outros, reta final dos estudos.
Aliás, esse feriadão é um presente de grego. Para as escolas, uma emenda só, são 6 dias de folga. Presente de grego para outros que terão que cobrir as pontes dos feriados, assim a cidade fica meio dividida, uns relaxando outros esfumaçando de raiva por terem que trabalhar nos dias em que ficam no meio.

A sensação que eu tenho é que as férias já estão começando, muitos alunos já estão em provas finais e depois do feriadão, já vão saber as notas e quem passou, passou . Os outros mais alguns dias de recuperação e pronto. Que venha 2013.
A gente já começa a pensar nos momentos bons e ruins de 2012 e nos muitos planos que temos para o próximo ano. Se o calendário Maia falhar, ( parece que vai, né?) a previsão é de um ano novo cheio de novas conquistas. Gosto de pensar nos ciclos. Semana, mês, semestre e ano. Início, meio e fim. Nossos planos se ajustam e mantemos o otimismo.

Desejo um bom feriado e descanso, eu vou ter o meu assim, mas estarei torcendo para quem está na reta final dos preparativos para o vestibular.

Aproveite bem esses dias mesmo, porque agora é a reta final.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Maratona Vestibular


Para quem vai participar de uma corrida como uma maratona, a dedicação , determinação e o preparo são fundamentais. Agora que estamos vivendo o momento dos processos seletivos, nos lembramos disso.O vestibular é uma maratona de verdade em que o conhecimento acumulado é o combustível para realização da prova. Mas, para que as provas mesmo?
Bom, a legislação brasileira determina que para o aluno ingressar no ensino superior precisa passar por uma prova, o vestibular. Não importa se for agendada, no computador, um dia ou mais. O acesso se dá através dessa seleção.
É claro que junto com escolha do curso de graduação, existe o sonho da carreira profissional, e esse sonho começa com competição e  competência.
Quando você diz que vai prestar  FUVEST, curso: medicina, está indicando para todos qual é o caminho que pretende seguir. Significa muito esforço e dedicação, foco total em estudos.

 Muitos alunos ao saírem do Ensino Médio, mudam suas opções após 6 meses de cursinho. Talvez acordem um pouco para realidade ou talvez apenas se descubram em outras possibilidades. Muitos irão despertar ao longo da graduação e terão que optar em manter o curso ou desistir dele.
Não importa. Fazemos muitas escolhas ao longo da vida, e como nenhuma escolha é definitiva, o vestibular também não é.
Pense em quantas vezes você já precisou refazer algo que não ficou muito bom, talvez uma receita, uma jogada, uma prova.
É assim que encaramos a maratona, avaliando erros e acertos e seguindo em frente, prontos para a próxima prova.

Boa corrida.  

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Calendário Vestibular 2013

O mês de novembro carrega uma força incrível de ser o período mais ansioso na vida dos estudantes. Os principais processos seletivos das universidades públicas paulistas, acontece agora.
Confira o calendário:
O próximo dia 18 a Unesp e dia 25 a esperada Fuvest.Os olhos de todos: professores, coordenadores e alunos especialmente, aguardam o dia 25.
A Fuvest carrega um peso de ser uma experiência intensa e majoritária entre os alunos do Ensino Médio. Além de provar a capacidade dos alunos, esse vestibular, o maior do Brasil, é o símbolo do rito de passagem do término do ensino médio para a graduação.
Ajuste seu calendário pessoal para estar preparado para o dia da prova. Confira as principais dicas para esse momento:
 
1- Faça um balanço geral sobre os tópicos que você estudou. Concentre-se nos tópicos que você já conhece. Não invista em aprender nada novo agora. Não há tempo agora para assimilar novos conceitos.
2- Mantenha uma alimentação equilibrada e um ritmo normal, dormindo e se exercitando para manter o corpo sadio: Mente sã. Corpo são.
3- Por último, uma atitude positiva de autoconfiança pode trazer resultados bem positivos.
 
Lembre-se que o vestibular é a primeira etapa de muitas outras que virão.
 
Boas provas!


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O que o Enem pode fazer por mim?

Conheça a história do Leandro Oliveira. Eu o conheci ontem durante a gravação do programa "Conexão Futura" - o tema era "Pós Enem". A professora Miriam e eu falamos sobre o nosso olhar como pedagogas sobre a prova do Enem e o Leandro compartilhou conosco sua experiência. Ele tem 24 anos, está terminando o Ensino Médio, no período noturno. Na sua sala de 40 alunos, apenas ele se inscreveu e participou do exame, e para isso ele fez cursinho  preparatório aos sábados para o Enem , além de fazer dois cursos e trabalhar.
Eu perguntei: "Leandro, que horas você dorme?"
Ele disse: " Depois das 4h da manhã quando chego em casa,  durmo até as 8h, daí vou paro o curso técnico. Fiz o Enem porque quero fazer engenharia da computação. Seu me esforçar, sei que vou conseguir."
Gostei de ver a disposição e a força de vontade dele, inspirador mesmo. Valeu Leandro, não é todo dia que a gente encontra um jovem assim, disposto a encarar os desafios sem medo ou ressentimentos.Você vai chegar lá, com certeza.
 
Se quiser, pode assistir o programa que está disponível no site do canal Futura.
Eu vou confessar, é  muito divertido compartilhar experiências e expor seus pensamentos... acho gostei dessa vida de entrevistas...
Isso Enem está proporcionando para mim. E para você?


  

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O que vem após o Enem??

 
Confira nesse reportagem publicada hoje,
 mais algumas dicas do que vai acontecer depois do Enem.

A relevância do ENEM 2012



Nessa reportagem da Record news, que foi ao ar no dia 05 de novembro, comento sobre a relevância do exame e da força que ele vem conquistando. Mais informações para quem prestou o exame. Clique aqui para assistir.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Jornal Globo News

Confira a entrevista (clique aqui para assistir) realizada pelo Jornal Globo News ao vivo na sexta-feira (02) sobre dicas de como fazer uma boa prova no Enem.

Resultado do Enem 2012


O que todo mundo espera agora é o resultado do Enem 2012.O exame já mostrou muitas facetas nesse fim de semana: Os corajosos, os preparados, os atrasados, os desclassificados, enfim poderíamos encontrar muitos adjetivos para descrever o que aconteceu nesse exame.
Mais importante que isso é a autoavaliação que você poderá fazer do exame. Claro que a expectativa é poder utilizar a nota para participar do processo seletivo das universidades federais, mas também é um ótimo exercício de reflexão.
Quais foram as maiores dificuldades que os alunos encontraram na realização? Será que foram os longos enunciados? A exaustão do exame? O número excessivo das questões? O tema da redação?
 
O Enem 2012, mostrou sua credibilidade no que diz respeito a segurança do exame e sua aplicação, agora é utilizar sua força para conseguir a tão sonhada vaga na universidade pública.
Por que o sonho? Porque hoje o país precisa ainda mais de profissionais qualificados e valoriza a formação universitária. Não é a toa que metade dos inscritos fazem o exame com o objetivo de utilizá-lo como forma de entrada na universidade federal.
Agora reflita por um instante no seu motivo. Pense na autoavaliação.
Faça isso, e depois que o resultado sair em dezembro, você poderá participar do SISU – sistema de seleção unificado – escolhendo a universidade e o curso desejado. Esse será o primeiro passo da escolha. Acertar o curso, acompanhar o desenvolvimento das matérias, estudar e participar dos programas de formação, o estágio e for fim a conclusão do curso. Assim será sua jornada ao longo da carreira profissional e das escolhas pessoais.
 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mais dicas para o ENEM

Esse artigo saiu publicado hoje e traz mais dicas sobre aa análise do números dos inscritos para a prova do ENEM do próximo final de semana. 
Confira!



 

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dicas para o Enem 2012


Agora está bem próximo, daqui  a 3 dias os alunos irão enfrentar o desafio da prova do Enem 2012. Até agora sem sustos de vazamentos ou roubos. Tudo caminha bem por enquanto. Então a única preocupação é com a preparação para o dia da prova.  
As questões da prova são de múltipla escolha: 45 sobre ciências humanas, 45 sobre ciências da natureza no sábado ( dia 3 ).No domingo ( dia 4 ), serão 45 questões de linguagens e códigos, que engloba português e inglês ou espanhol, e mais 45 questões de matemática. Os candidatos terão ainda de fazer uma redação.
Você pode conferir mais detalhes no site do G1.
Lembrando que a prova apresenta um sistema “ antichute”. As questões estão divididas em 25% fáceis, 25 % difíceis e 50% médias. Se acaso você acertar todas as difíceis e errar as fáceis, o sistema interpreta isso como “ chute” e sua pontuação diminui.
Essa é uma das razoes porque ao conferir o número de acertos com algum colega, pode ser que a pontuação de vocês seja diferente. As questões mais difíceis valem mais pontos.
Agora o momento é de concentração e esforço. Fazer o seu melhor e levar bem a sério essa avaliação, já que poderá ser utilizada como porta de entrada em mais de 70 universidades federais, como única forma de ingresso, como primeira fase ou acrescentando pontos.
A divulgação do boletim individual está previsto para o final de dezembro e a partir de janeiro os alunos poderão se inscrever para as universidades conveniadas ao sistema SISU – sistema de seleção unificada.
Essa é a primeira etapa de avaliação nesse ano. Mantenha a calma e faça realmente o seu melhor.

Boa prova.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Meu erro


" Eu quis dizer você não quis me escutar, agora não peça não me faça promessas..." Você conhece essa música? Paralamas do Sucesso...Meu erro.
Já pensou como é difícil admitir os erros e falar deles?
Não é só para você, no mundo corporativo ainda mais, os erros podem significa quantias enorme de dinheiro e prejuízo sem fim. Mas a análise dos erros é fundamental na construção da experiência e da organização dos negócios. No jornal Folha de São Paulo de ontem, empresários se reuniram para discutir os erros e os fracassos. Confira aqui a reportagem completa:No Brasil, falar de erro ainda é tabu, dizem executivos.
Pense na escolha da faculdade e da profissão. O maior temor dos alunos é o medo de errar nessa escolha, sentir que fracassou.

Minha primeira experiência na faculdade foi o curso de Psicologia na FMU. Eu tinha 19 anos e achava que tinha certeza da minha escolha, mas ao longo do primeiro semestre de aulas, percebi que o curso era ótimo mas que eu não tinha o perfil para atuar como psicóloga. Foi quando comecei a conhecer o curso melhor que pude perceber que não era a minha "praia". Apesar desse aparente erro, perda de tempo e recursos financeiros, hoje entendo que foi importante essa etapa. quando tranquei a matrícula do curso, resolvi fazer intercâmbio. fiquei 7 meses em Londres, pude vivenciar a cultura, estudar o idioma e viver uma experiência de independência que ainda não tinha tido.Quando voltei ao Brasil, comecei a faculdade de Administração e segui por outro caminho.Fui dar aulas de inglês, trabalhei como professora dentro das empresas, depois me casei, tive meus filhos e fui fazer Pedagogia. Não considero essas experiências como erros, formaram minha essência e me ajudaram muito no caminho da realização profissional.
Entenda isso: quem não erra nunca é porque não corre riscos, não experimenta.
Já diz o ditado... é errando que se aprende!!!
 
 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Trevisan Portas Abertas

Quando pensamos em escolher uma carreira, pensamos nas nossas habilidades e aptidões. Pensamos no curso e na faculdade, nos preparamos para a prova e aguardamos ansiosamente o resultado e então, podemos começar a realizar o sonho da graduação.
Visitar a faculdade antes do vestibular e do início das aulas é um passo chave para ter mais claro a escolha profissional.
A faculdade Trevisan vai proporcionar aos alunos do Ensino Médio a possibilidade de discutir os desafios da carreira profissional, com um profissional experiente e professor de economia, Luiz Alberto Machado. A visão geral sobre o mercado de trabalho e a gestão da carreira profissional, fundamentais em qualquer área de atuação.
A programação inclui um lanche da tarde para os convidados e a participação dos músicos: Tibless e Guga Machado.
Depois os participantes irão conhecer a estrutra da faculdade, a empresa Júnior Trevisan e poderão tirar as dúvidas sobre os cursos de Administração, Contábeis, Marketing e Relações Internacionais.
Para saber mais sobre o programa e fazer a inscrição de participação, acesse aqui.
Esperamos por você!
 


 

 

 

 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Motivação: Qual é a sua?

Você já parou para pensar sobre o que  nos motiva para fazer as coisas? Por que fazemos o que fazemos?
 Para o prof. Eugênio Mussak, "As pessoas são motivadas por duas forças: a que evita sofrimento e a que obtém prazer. " Sendo assim, sempre estamos movidos por uma dessas forças: prazer e sofrimento.

Um outro estudo apresentado pela Revista Galileu, mostra isso; 


 

“Somos impelidos a buscar prazer o tempo todo.Nosso cérebro tem dois sistemas de recompensa – um que nos leva a querer e outro que nos leva a gostar.Costuma ser uma operação conjunta: sua mente sente vontade de alguma coisa, e depois, prazer por conquistá-la." E apresenta quatro motivadores:
dinheiro, independência, conhecimento e engajamento.

Ao pensar nas suas escolhas, o que você percebe? Claro que dependendo da tarefa que você realiza, pode ter alternativas diferentes em cada momento.
Quando nos sentimos desmotivados, precisamos avaliar a causa, já que a desmotivação é uma consequencia e não a causa do problema. Fazer escolhas certas e pensar no tipo de tarefas que realizamos diariamente é uma boa opção de caminho.
Como saber se estou fazendo a escolha certa? Vejo pessoas que gastam muito tempo pensando , e se... e se...e não conseguem resolver nada.
 
Existe um modelo, sugerido pelo Dr. Ben Carson,  no livro Risco Calculado, para fazer a escolhas: são quatro perguntas que você deve fazer ao tomar uma decisão:

1- O que de melhor pode acontecer se eu fizer isso?
2- O que de pior pode acontecer se eu fizer isso?
3- O que de melhor pode acontecer se eu NÃO fizer isso?
4- O que de pior pode acontecer seu NÃO fizer isso?

Quando você consegue responder essas perguntas de maneira mais honesta possível, vai perceber os ganhos e perdas que tem ao fazer sua opção. É um método simples e valioso porque torna claro exatamente o caminho a ser traçado.
Às vezes, o mais díficil é deixar para trás aquilo que se perde,  porque temos a sensação de que nunca podemos perder nada, abrir mão de nada.
Olhar as perdas então,  e avalie. Olhe para frente, abra as possibilidades, e tenha certeza que a maior motivação vem de você mesmo e das suas escolhas a cada dia.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ensino à Distância

Hoje gravei uma entrevista para o canal CNT sobre o assunto de ensino à distância.Vai ao ar hoje às 21h15.  Conversamos sobre as características do curso e perfil necessário para quem escolhe essa modalidade.
É possível encontrar na internet cursos de diferentes áreas desde atualização profissional e desenvolvimento pessoal: idiomas, culinária, preparatórios para o ENEM e vestibular, inclusive os cursos de graduação e pós.
 
Quais são características importantes para quem escolhe essa modalidade?
 
 
1- Capacidade de concentração. Eu diria que essa primeira característica é fundamental. O aluno tem que estar concentrado  durante a aula para ter o melhor aproveitamento possível, precisa se " transportar" para o ambiente de aprendizado e concentrar-se como se estivesse na sala de aula mesmo. Um ambiente tranquilo e reservado, sem interrupções de celular ou pessoas. Esse é o momento do estudo.
 
 
 
 
2- Disciplina e Organização. Esses  dois requisitos são fundamentais para que o aluno não "relaxe" e se esqueça das atividades, ou deixe tudo para o fim de semana, ou se esqueça de participar as atividades, dos debates e fóruns. Manter a agenda sempre atualizada e seguir a programação e o calendário acadêmico com rigor, são pontos vitais para alcançar os resultados esperados.
 3- Persistência. Não desistir por conta das dificuldades. Muitos acreditam que estudar à distância é mais fácil, já que o aluno não perde tempo no deslocamento até o local de estudos, e tem a facilidade de repetir aquilo que não está claro quantos vezes quiser. No começo, é uma maravilha, mas depois o aluno se envolve com outras coisas, se sente mais livre da chamada,do encontro marcado e se perde na programação das atividades. Acaba desistindo por não se adaptar ao modelo à distância e volta para o modelo presencial.É por conta disso que a modalidade de ensino à distância apresenta um índice de desistência 3 vezes maior do que os cursos presenciais.
 
Dica: antes de encarar um curso à distância, faça uma experiência com um curso de curta duração, veja como se sai, sua adaptação e performance. Avalie-se.
 
Aprender é uma experiência que vale a pena.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O sonho da graduação

Vestibulares em andamento e muitos alunos do ensino médio já estão inclusive com os resultados, e para os aprovados o sonho da graduação está começando. Esse sonho inclui a nova etapa de independência e liberdade que a escolha proporciona nesse momento. A liberdade de estar em um novo local, começar novas amizades, estudar disciplinas relacionadas a escolha da área e viver um novo momento acadêmico.
O primeiro ano da faculdade para muitos alunos de 17 ou 18 anos, representa o primeiro momento de escolha: escolher assistir ou não a aula, não ter mais o acompanhamento constante dos pais nas reuniões, diferentes sistemas de avaliação e uma estrutura totalmente diferente do colégio.
Conversando com um amigo de trabalho, pedi que ele relatasse como foram suas primeiras experiências na faculdade e o sonho da graduação de Direito, que foi sua opção.
Nas palavras dele:
" Entrei muito animado no curso, tinha servido no exército, estava habituado e ver o lado da justiça e atuação militar muito forte. Achei que o curso de direito era o caminho para praticar a justiça e a igualdade social. No momento em que comecei o estágio na área penal, foi que vi meu sonho desmoronar... delegados, juízes e advogados, pareciam viver num mundo a parte da realidade que eu acreditava. Estavam acima da lei. E a lei que os governava era o dinheiro. Com acertos daqui e dali, vi que a justiça era cega, surda e muda, e eu não faria a menor diferença. Ou entrava no esquema ou estava fora do jogo. Desisti no 4º ano do curso. Uma decepção para mim e para minha família, que não entendeu até hoje os meus motivos. A partir daquele momento, minha vida tinha mudado. Não era mais o sonho e sim a realidade que determinava o que devia fazer. Comecei a trabalhar na área de atendimento, depois vendas e hoje estou no curso de administração. O sonho da graduação foi um verdadeiro pesadelo, que encaro como uma experiência vital para minha escolha profissional."
Fiquei pensando nisso, e na experiência que minha filha está passando. A faculdade que está cursando foi colocada a venda, e a onda de prostesto já atrapalhou muito as aulas nesse semestre. Então , de repente, a demorada escolha está ruindo e agora ela está repensado tudo, inclusive se vale a pena o curso que escolheu: Administração.
É meus amigos, o sonho está só começando... fiquem de olhos bem abertos e atentos para as mudanças e oportunidades que irão surgir ao longo do seu curso.
Toda a experiência é válida e fundamental para o crescimento pessoal e profissional.
Bons sonhos...

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Aprendendo a viver

Ontem estive participando do IX Congresso do Colégio Sion - Higienópolis, com tema Hábitos Eficientes. Foram momentos muito interessantes, desde o início, com a organização dos alunos, a ajuda de duas assistentes especiais, a Leticia e a Giovana,e todos os outros alunos envolvidos nessa programação. Desde a abertura com a apresentação do vídeo pelos alunos do 1º ano, até o encerramento, o evento foi muito bom.

Na palestra que proferi sobre os hábitos, revisei com a plateia, como identificar um hábito:

 
1- Gatilho - aquele momento do dia, ou necessidade que gera o comportamento.
2- Rotina - como esse comportamento se repete ao longo do dia, da semana e do mês.
3- Recompensa - que tipo de benefício tenho após realizar esse comportamento.

 
Como nosso cérebro está em busca de prazer, esse pode vir após uma conquista, uma atividade física ou o chocolate. Quando pensamos nas rotinas que temos diariamente, podemos perceber quantas coisas fazemos e deixamos de fazer. Um bom planejamento e força de vontade, podem começar o processo de mudança.
Mas o que mais chamou minha atenção, foi a reação da plateia diante da apresentação seguinte.
A palestra foi sobre motivação e o palestrante: Luiz Eduardo, do projeto: Aprendendo a viver.
Diferente de mim, Luiz estava calmo e confiante, falava de forma bem compassada, compartilhando suas experiências, seus desafios diários, suas dificuldades, mas especialmente sua paixão pela vida. De forma tocante relatou sua relação com o pai, a perda e a superação. A cada momento da sua palestra demonstrava a relevância que o tema VIDA tem para as pessoas.
Muitos da plateia se emocionaram diante do depoimento dele e eu senti que estavam verdadeiramente tocados pelo seu testemunho.

Eu sai de lá com a certeza que amo a vida, amo viver e cada dia que passa quero desfrutar essa vida da melhor maneira que puder.
 
Muito obrigada Luiz pela sua missão, pela sua visão e pela sua vida.