terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Novo programa de cotas da USP

Reportagem da revista da Folha de S. Paulo, 3 a 9 de fevereiro, retrata o cenário das mudanças que estão por vir nas universidades estaduais paulistas: USP, UNESP e UNICAMP. O sistema de cotas que o governo estadual paulista pretende implantar nos próximos anos. Até 2016, das 12 mil vagas oferecidas pela fuvest, 6 mil serão reservadas para alunos cotista.  O sistema é chamado de PIMESP. 
 " A principal inovação é a criação de um colégio comunitário que será opção ao vestibular e principal porta de entrada para o ensino superior de alunos de escolas públicas - em especial os de baixa renda e, em menor escala, pretos, pardos e indígenas. O colégio é o diferencial da proposta em relação à Lei de Cotas federal, que provocou o debate em São Paulo." Confira a reportagem completa no site.
O que isso representa para você que está se preparando para o vestibular dessas universidades?
Vai ficar mais difícil, a concorrência será muito maior para alunos oriundos das escolas públicas/ cotistas,  que terão direito a 50% das vagas oferecidas.
O que fazer então?
1 - Selecione o máximo possível de opções de universidades que oferecem os cursos do seu interesse.
2 - Verifique o sistema de ingresso que será utilizado já para o ano de 2014 nas universidades que você tem interesse em prestar o vestibular.
3- Investigue melhor os planos de financiamento disponíveis: atualmente o FIES e PROUNI.
 
A palavra chave para esse momento é : opções.Quanto mais você tiver, melhor. 
Preparo mais forte e intenso, a partir de hoje!  Que venha 2013!!

Nenhum comentário: