quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A espera do resultado do vestibular

O momento que alguns estão vivendo agora é de expectativa em relação ao resultado da prova do vestibular, a aprovação nessa etapa ou a matrícula.
Para aqueles que já foram aprovados, às vezes ainda resta uma dúvida ou uma incerteza na escolha do curso.
Esse sentimento costuma acompanhar muitos estudantes ainda no início do curso.
Essas experiências que irão acontecer e fazem parte do  processo de amadurecimento de cada um. Para cada um,  isso irá ser vivenciado de uma forma mais  ou menos intensa.
Considere os seguintes fatores que o levaram a essa primeira escolha:
1 –  Já tenho conhecimento das disciplinas e da grade curricular do curso escolhido?
2- Conheço a estrutura física e o local onde irei estudar?
3 – Estou preparado financeiramente para as despesas financeiras que terei ao longo da minha formação?
Nesse aspecto, destaco o FIES, como uma saída importante para muitos alunos que querem estudar e ficam estagnados a espera do resultado da universidade pública, e não buscam outras opções.
Hoje o FIES está presente em muitas faculdades particulares e é uma opção para uma formação profissional. Ter o crédito aprovado e estudar sem pagar agora, sem fiador , e sem consulta ao SP-SERASA.

Pense nisso. Planeje. Prepare-se. O futuro está realmente nas suas mãos.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Carreira: Desafios e Oportunidades

Ontem participei de uma palestra oferecida pelo CIEE com o tema: Transições na Carreira - Desafios e Oportunidades.  A palestrante Sandra Loureiro fez uma ótima apresentação sobre as possibilidades do momento: Gestão de pessoas, Saúde, Tecnologia e Infraestrutura são algumas áreas mais promissoras.
O curso da moda hoje é psicologia, tem mais de 40 candidatos no vestibular de FUVEST 2015.
Entender e ajudar as pessoas parece ser mesmo um grande desafio.
A palestrante fez um relação da escolha e permanência da carreira, com o filme Palhaço/2011, filme nacional com o ator Selton Mello e Paulo José como principais. Em um dos trechos do filme, o ator Paulo José, que interpreta o pai do Benjamim ( Selton Mello ), ele diz assim:
 "A gente tem que fazer aquilo que a gente sabe fazer. "
O que você sabe fazer?
A escolha da carreira está relacionada ao autoconhecimento e ao conhecimento das profissões, por isso, faça uma primeira lista das suas características e aptidões. Depois confira com as possibilidades das profissões, pronto já é o começo do caminho.