terça-feira, 27 de novembro de 2012

Quem quer ser "Mediano" ?

Ontem tivemos aqui na Faculdade Trevisan o Evento Portas Abertas com a participação especial dos colégios: Dominante e Spinosa e outros convidados também.
A palestra inicial foi feita pelo prof. Luz Machado, baseada no livro: Como enfrentar os desafios da carreira profissional.
Para os alunos que estiveram aqui conosco, foi uma ótima oportunidade de conhecer melhor o mercado de trabalho, o impacto da escolha profissional e do sucesso.
Para o prof. Machado, sucesso é quando você consegue conciliar a escolha em fazer o que gosta e ter uma remuneração adequada.Nem sempre isso é possível. É preciso buscar o equilíbiro nas nossas escolhas e nas nossas atividades.
O prof. Machado também conversou sobre o peso dos paradigmas nas nossas escolhas e propos uma atividade desafio para os alunos: quebrar os paradigmas.
Por que devemos quebrar os paradigmas?
Pensar neles já pode ser o começo da descoberta.
Os alunos gastaram um tempo para conseguir decifrar o enigma e por fim descobriram:
"Você cresce quebrando paradigmas."
Pense nos seus nesse momento. Nas suas escolhas.
E para terminar, nada melhor que a companhia dos músicos: Guga Machado e Tibless.
Eles apresentaram a música: MEDIANO, composição do Tibless num momento da carreira de advogado em transição para sua verdadeira vocação: Múscico.
Confira a letra e a música. 
 Foi muito bom mesmo. Valeu galera!!
 
 
 
Estar em lugar onde não quer estar
Sair,trabalhar e correr pra chegar,conquistar
Riquezas colher os seus frutos
Talvez por motivo de força maior
Somos obrigados a reter nossos sonhos,
Adiando,deixando de lado
Muitas vezes dar o seu melhor
Naquilo que não vincula seus desejos
Pode ser bom,mas não excelente.

Quando não se faz o que gosta
O máximo que se pode ser é mediano
Faça o que certo pro seu coração
Arrisque e não deixe que o tempo passe
Sem você ao menos tentar

Corra pelo certo e não pelo incerto
para obter o real sucesso no que fizer
Mas pode ser que o que parece ser duvidoso
Seja a direção,não exite não
Podemos ir além,em tudo que formos realizar.
Se esforce pra ser,faça acontecer.
 
 
 

 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Panorama Educacional

 
Você pode conferir esse artigo sobre dicas para a prova da Fuvest no próximo domingo, dia 25/11/2013.
Clique aqui para ver a reportagem completa.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tá chegando a hora.... FUVEST


É  uma música inclusive: “Ai, ai , ai tá chegando a hora... o dia já vem raiando meu bem e eu tenho que ir embora.”
Acho bem apropriado, esse momento de finalizar o Ensino Médio e encarar o vestibular da FUVEST.  O que me chama a atenção mesmo e que durante os anos de estudo, a preocupação dos alunos era passar de ano, criar estratégias para as provas, alguns alunos até desenvolvem “técnicas”  especiais para passar nas provas  e agora ao final  do curso se deparam com o grande desafio do vestibular da FUVEST.
Claro existe preparo, existe sorte, existe ansiedade e muito estresse. Ao escolher fazer o vestibular da FUVEST, o aluno começa a se colocar  diante do grupo de amigos e da família que acredita no seu diferencial e  seu próprio mérito intelectual.
Mas entrar na USP não será o caminho de todos. Dos 150 mil inscritos, apenas 10 mil irão realizar esse sonho. E todos os outros? Seguirão por outros caminhos e em outros momentos farão outras escolhas.Daqui a 6 meses poderão estar em outras faculdades e outros cursos inclusive. Senão em 6 meses, em um ano ou dois, poderão trilhas outras estradas, terão feitos outras escolhas.
Não há acertos ou erros. Para esse momento existe uma palavra: DETERMINAÇÃO.

O quanto você deseja isso e tem realmente condições de alcançar seu objetivo.
Pense nisso. Com essa primeira escolha virão muitas outras. Fracasso ou sucesso é relativo. Faça o seu melhor porque a hora já é chegada mesmo.

 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pausa para o feriadão...


Feriadão chegando. Para muitos uma pausa antes das férias, para outros, reta final dos estudos.
Aliás, esse feriadão é um presente de grego. Para as escolas, uma emenda só, são 6 dias de folga. Presente de grego para outros que terão que cobrir as pontes dos feriados, assim a cidade fica meio dividida, uns relaxando outros esfumaçando de raiva por terem que trabalhar nos dias em que ficam no meio.

A sensação que eu tenho é que as férias já estão começando, muitos alunos já estão em provas finais e depois do feriadão, já vão saber as notas e quem passou, passou . Os outros mais alguns dias de recuperação e pronto. Que venha 2013.
A gente já começa a pensar nos momentos bons e ruins de 2012 e nos muitos planos que temos para o próximo ano. Se o calendário Maia falhar, ( parece que vai, né?) a previsão é de um ano novo cheio de novas conquistas. Gosto de pensar nos ciclos. Semana, mês, semestre e ano. Início, meio e fim. Nossos planos se ajustam e mantemos o otimismo.

Desejo um bom feriado e descanso, eu vou ter o meu assim, mas estarei torcendo para quem está na reta final dos preparativos para o vestibular.

Aproveite bem esses dias mesmo, porque agora é a reta final.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Maratona Vestibular


Para quem vai participar de uma corrida como uma maratona, a dedicação , determinação e o preparo são fundamentais. Agora que estamos vivendo o momento dos processos seletivos, nos lembramos disso.O vestibular é uma maratona de verdade em que o conhecimento acumulado é o combustível para realização da prova. Mas, para que as provas mesmo?
Bom, a legislação brasileira determina que para o aluno ingressar no ensino superior precisa passar por uma prova, o vestibular. Não importa se for agendada, no computador, um dia ou mais. O acesso se dá através dessa seleção.
É claro que junto com escolha do curso de graduação, existe o sonho da carreira profissional, e esse sonho começa com competição e  competência.
Quando você diz que vai prestar  FUVEST, curso: medicina, está indicando para todos qual é o caminho que pretende seguir. Significa muito esforço e dedicação, foco total em estudos.

 Muitos alunos ao saírem do Ensino Médio, mudam suas opções após 6 meses de cursinho. Talvez acordem um pouco para realidade ou talvez apenas se descubram em outras possibilidades. Muitos irão despertar ao longo da graduação e terão que optar em manter o curso ou desistir dele.
Não importa. Fazemos muitas escolhas ao longo da vida, e como nenhuma escolha é definitiva, o vestibular também não é.
Pense em quantas vezes você já precisou refazer algo que não ficou muito bom, talvez uma receita, uma jogada, uma prova.
É assim que encaramos a maratona, avaliando erros e acertos e seguindo em frente, prontos para a próxima prova.

Boa corrida.  

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Calendário Vestibular 2013

O mês de novembro carrega uma força incrível de ser o período mais ansioso na vida dos estudantes. Os principais processos seletivos das universidades públicas paulistas, acontece agora.
Confira o calendário:
O próximo dia 18 a Unesp e dia 25 a esperada Fuvest.Os olhos de todos: professores, coordenadores e alunos especialmente, aguardam o dia 25.
A Fuvest carrega um peso de ser uma experiência intensa e majoritária entre os alunos do Ensino Médio. Além de provar a capacidade dos alunos, esse vestibular, o maior do Brasil, é o símbolo do rito de passagem do término do ensino médio para a graduação.
Ajuste seu calendário pessoal para estar preparado para o dia da prova. Confira as principais dicas para esse momento:
 
1- Faça um balanço geral sobre os tópicos que você estudou. Concentre-se nos tópicos que você já conhece. Não invista em aprender nada novo agora. Não há tempo agora para assimilar novos conceitos.
2- Mantenha uma alimentação equilibrada e um ritmo normal, dormindo e se exercitando para manter o corpo sadio: Mente sã. Corpo são.
3- Por último, uma atitude positiva de autoconfiança pode trazer resultados bem positivos.
 
Lembre-se que o vestibular é a primeira etapa de muitas outras que virão.
 
Boas provas!


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O que o Enem pode fazer por mim?

Conheça a história do Leandro Oliveira. Eu o conheci ontem durante a gravação do programa "Conexão Futura" - o tema era "Pós Enem". A professora Miriam e eu falamos sobre o nosso olhar como pedagogas sobre a prova do Enem e o Leandro compartilhou conosco sua experiência. Ele tem 24 anos, está terminando o Ensino Médio, no período noturno. Na sua sala de 40 alunos, apenas ele se inscreveu e participou do exame, e para isso ele fez cursinho  preparatório aos sábados para o Enem , além de fazer dois cursos e trabalhar.
Eu perguntei: "Leandro, que horas você dorme?"
Ele disse: " Depois das 4h da manhã quando chego em casa,  durmo até as 8h, daí vou paro o curso técnico. Fiz o Enem porque quero fazer engenharia da computação. Seu me esforçar, sei que vou conseguir."
Gostei de ver a disposição e a força de vontade dele, inspirador mesmo. Valeu Leandro, não é todo dia que a gente encontra um jovem assim, disposto a encarar os desafios sem medo ou ressentimentos.Você vai chegar lá, com certeza.
 
Se quiser, pode assistir o programa que está disponível no site do canal Futura.
Eu vou confessar, é  muito divertido compartilhar experiências e expor seus pensamentos... acho gostei dessa vida de entrevistas...
Isso Enem está proporcionando para mim. E para você?


  

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O que vem após o Enem??

 
Confira nesse reportagem publicada hoje,
 mais algumas dicas do que vai acontecer depois do Enem.

A relevância do ENEM 2012



Nessa reportagem da Record news, que foi ao ar no dia 05 de novembro, comento sobre a relevância do exame e da força que ele vem conquistando. Mais informações para quem prestou o exame. Clique aqui para assistir.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Jornal Globo News

Confira a entrevista (clique aqui para assistir) realizada pelo Jornal Globo News ao vivo na sexta-feira (02) sobre dicas de como fazer uma boa prova no Enem.

Resultado do Enem 2012


O que todo mundo espera agora é o resultado do Enem 2012.O exame já mostrou muitas facetas nesse fim de semana: Os corajosos, os preparados, os atrasados, os desclassificados, enfim poderíamos encontrar muitos adjetivos para descrever o que aconteceu nesse exame.
Mais importante que isso é a autoavaliação que você poderá fazer do exame. Claro que a expectativa é poder utilizar a nota para participar do processo seletivo das universidades federais, mas também é um ótimo exercício de reflexão.
Quais foram as maiores dificuldades que os alunos encontraram na realização? Será que foram os longos enunciados? A exaustão do exame? O número excessivo das questões? O tema da redação?
 
O Enem 2012, mostrou sua credibilidade no que diz respeito a segurança do exame e sua aplicação, agora é utilizar sua força para conseguir a tão sonhada vaga na universidade pública.
Por que o sonho? Porque hoje o país precisa ainda mais de profissionais qualificados e valoriza a formação universitária. Não é a toa que metade dos inscritos fazem o exame com o objetivo de utilizá-lo como forma de entrada na universidade federal.
Agora reflita por um instante no seu motivo. Pense na autoavaliação.
Faça isso, e depois que o resultado sair em dezembro, você poderá participar do SISU – sistema de seleção unificado – escolhendo a universidade e o curso desejado. Esse será o primeiro passo da escolha. Acertar o curso, acompanhar o desenvolvimento das matérias, estudar e participar dos programas de formação, o estágio e for fim a conclusão do curso. Assim será sua jornada ao longo da carreira profissional e das escolhas pessoais.
 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mais dicas para o ENEM

Esse artigo saiu publicado hoje e traz mais dicas sobre aa análise do números dos inscritos para a prova do ENEM do próximo final de semana. 
Confira!